?? ºC Cuiabá-MT

26 de junho de 2026

pt-br

Petrobras terá que comprar diesel de outros países em julho, anuncia presidente

ECONOMIA Diesel 26/06/2026 08:59 Paulo Renato Nepomuceno - Extra extra.globo.com

A produção brasileira de diesel atende cerca de 70% do que o país consome. Para não faltar combustível durante a guerra no Irã, a Petrobras teve que adiar a manutenção de algumas refinarias.

Diario Flip

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse nesta quinta-feira (25) que a empresa vai precisar importar diesel em julho. Isso depois de passar três meses sem comprar o combustível de outros países.

  • A Petrobras ficou três meses sem importar diesel, mas em julho vai precisar comprar de fora.
  • Cerca de 30% do diesel usado no Brasil vem de outros países. A Petrobras produz os outros 70%.
  • Por causa da guerra no Irã, a empresa adiou a manutenção das refinarias para não faltar produto.
  • Nos primeiros meses do ano, a produção de diesel bateu recorde, com destaque para o tipo S10.
  • A Petrobras também anunciou que vai investir R$ 5 bilhões para terminar uma fábrica de fertilizantes.

Nós não precisamos importar diesel nem em abril, nem em maio, nem em junho. Mas agora em julho teremos que importar. Mas só por enquanto, porque já estamos estudando, nesse período de cinco anos, como ser autossuficientes em diesel, disse Magda durante o anúncio da retomada das obras de uma fábrica de fertilizantes em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.

Durante o conflito no Irã, a Petrobras adiou a manutenção de algumas refinarias para conseguir atender a demanda do país sem precisar importar. Hoje, cerca de 30% do diesel consumido no Brasil vem de outros países, enquanto a Petrobras produz cerca de 70% aqui.

Aumento na produção

Nos três primeiros meses do ano, a empresa registrou um aumento de 6,7% na produção de derivados de petróleo. O diesel e o querosene de aviação (QAV) foram responsáveis por 68% de tudo que foi produzido.

A taxa de uso das refinarias da Petrobras foi de 95% no período. Com a guerra no Irã, em março, esse número subiu para 97,4%, o maior uso da estrutura desde dezembro de 2014.

O diesel foi um dos produtos mais fabricados no primeiro trimestre, com recorde de produção do tipo S10, chegando a 512 mil barris por dia. Somando todos os tipos, a produção de diesel cresceu 7,7% em comparação com o mesmo período de 2025, passando de 664 mil para 715 mil barris por dia. As vendas de diesel também subiram 0,7%, para 739 mil barris por dia.

Retomada das obras de fertilizantes

Na cerimônia que marcou a volta das obras da fábrica de fertilizantes, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Magda anunciou investimentos de R$ 5 bilhões para terminar a unidade, que já está 81% pronta. A construção estava parada desde 2015.

Durante o discurso, Magda disse que estuda como aumentar a capacidade de produção de fertilizantes da Petrobras. Segundo ela, há estudos para transformar 35% em 70%, se referindo à parcela da demanda nacional que a empresa quer atender.

O presidente Lula criticou a paralisação das fábricas de fertilizantes no país e disse que o agronegócio não apoiou a produção nacional. Por que uma empresa desse porte, que queria produzir fertilizante para ajudar a baratear os alimentos no país, ficou parada doze anos E o Brasil pagando preços absurdos por fertilizantes que poderiam ser feitos aqui. Que sobem a cada guerra lá fora. E o pobre brasileiro, que vai comprar uma fruta, paga o preço dessa guerra por irresponsabilidade de muita gente, disse ele, afirmando que muita gente do agronegócio não se preocupou com a produção local de fertilizantes.

A conclusão dos 19% que faltam da fábrica está prevista para 2029. Quando ficar pronta, a unidade vai conseguir produzir 3,6 toneladas por dia de ureia granulada e 2,2 mil toneladas por dia de amônia, o que corresponde a cerca de 15% da necessidade do país por ureia.


Newsletter