? ºC Cuiabá-MT

24 de setembro de 2025

pt-br

Cristãos no Iraque e na Síria recebem ajuda de brasileiros

MUNDO Portas Abertas 24/09/2025 06:47
Diario Flip

Projeto de geração de renda começa a render frutos aos cristãos que perderam tudo na guerra

Os projetos de geração de renda da Portas Abertas para os cristãos no Iraque e na Síria estão permitindo que a Igreja Perseguida se sustente em meio às guerras e conflitos na região. Apesar dos grandes desafios, vemos o mover de Deus em favor de seus servos nos dois países. 

O Brasil também está participando desse projeto e enviando recursos para que mais famílias sejam ajudadas. São vários os testemunhos de cristãos que decidiram permanecer em suas comunidades, apesar do medo, graças a esse apoio

Um dos testemunhos é o de Bashar, um cristão sírio de 30 anos com mobilidade reduzida que é responsável pelo sustento de toda a família. Bashar trabalha com impressões e tinha uma pequena gráfica. Por causa da guerra, ele foi obrigado a abandonar a gráfica e levar seus equipamentos para dentro de casa, onde vive com a esposa e dois filhos. 

“Todos ficamos muito felizes quando eu consegui a ajuda. Foi algo que renovou as forças da minha família e nos fez acreditar em um futuro melhor”, conta Bashar. Ele conseguiu comprar papel especial para impressão e consertou sua impressora, podendo voltar a trabalhar normalmente para reconstruir aquilo que foi perdido.  

A renda das impressões é responsável pelo sustento de toda a família de Bashar

Foto: Portas Abertas

Ainda assim, os desafios continuam. Com a recente paralisação dos bancos na Síria, muitas pessoas e empresas não estão conseguindo movimentar dinheiro, fazendo com que diversos clientes não consigam pagar Bashar pelos serviços, mas ele segue confiante e pede orações para que a situação se resolva o quanto antes.  

A Portas Abertas continua trabalhando em favor da Igreja Perseguida no Iraque e na Síria. O projeto de geração de renda, que ajuda nossos irmãos a reconstruírem suas vidas, teve cerca de 1.200 cristãos inscritos. De todas as inscrições, 300 foram selecionadas para uma entrevista e 56 receberam ajuda para começar ou impulsionar seus negócios

Devido a guerra e ataques constantes de grupos extremistas islâmicos, os cristãos do Iraque e da Síria são severamente perseguidos e obrigados a conviver com a destruição e, muitos deles, saíram do país, mas retornaram posteriormente, para tentar retomar suas vidas em seus locais de origem. Os dois países estão na Lista Mundial da Perseguição 2025, que classifica os 50 países onde os cristãos são mais perseguidos: o Iraque em 17º lugar e a Síria em 18º lugar.

Você também pode ajudar no sustento dessas famílias 

Os cristãos no Iraque e na Síria enfrentam as consequências da destruição e do êxodo. Muitos deles perderam o sustento e não têm como levar uma vida digna. Clique aqui e saiba como ajudar


Newsletter